Viradão Cultural 2011

Os Grupos Cabo Free (Cabo Frio), Arraial Free (Arraial do Cabo), Aldeia Diversidade (São Pedro da Aldeia), Milagre da Vidda e A-iris (Macaé) e Búzios Free (Armação de Búzios) irão promover entre os dias 10 e 14 de Maio o 2º Viradão Cultural Pela Cidadania LGBT com várias ações e atividades voltadas para a comunidade LGBT da Baixada Litorânea/Lagos.

Uma ação conjunta entre o Movimento LGBT de nove municípios e que contará com o apoio das Prefeituras Locais, da Rede LGBT do Interior Fluminense e do Fórum Estadual de ONGs LGBT e dos Grupos Araruama Free e Saquá Free.

A programação inclui Homenagens, Palestras, Mostra de vídeo, Teatro, Dança, Música e performances de várias Drag Queens e artistas locais e convidados.

O Viradão começa na 3ª Feira Dia 10/05 e será encerrado com uma grande Festa no sábado - 14/05.

Na 5ª Feira Dia 12/05 acontece, no Teatro Municipal Dr. Átila Costa em São Pedro da Aldeia, o Show Lagos Contra a Homofobia. Um espetáculo grandioso com a presença dos DJs Erik Mix e Jox, das Drag Queens Eddylene Água Suja, Pietra Natascha, Afeline Feroz, entre inúmeras outras e que também contará com MPB na voz da incrível Paulinha Azevedo. Dança e Teatro também serão atrações no show organizado pelo Grupo Aldeia Diversidade.

Em Macaé durante todo o dia 12/05 o Grupo Milagre da Vidda estará com uma Tenda montada no Calçadão do centro da cidade realizando atividades culturais, de promoção de sáude e diversão.

Em Arraial do Cabo o Grupo Arraial Free está preparando uma Mostra de Cultura Contra a Homofobia. O evento acontecerá no dia 14/05 em Praça Pública, no centro da cidade, e vai reunir vários segmentos culturais e artisticos, a idéia a juntar os Movimentos e os artistas da cidade em uma demonstração pública de apoio a causa LGBT.

Além disso, as Cãmaras Municipais de Arraial e Cabo Frio estarão, nesse periodo, realizando cerimônias de entrega de Moções e Titulos à importantes artistas LGBT.

O Evento comemora o Dia 17 de Maio – Dia Mundial Contra a Homofobia. Entre 1948 e 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a homossexualidade como um transtorno mental. Em 17 de maio de 1990, a assembléia geral da OMS aprovou a retirada do código 302.0 (Homossexualidade) da Classificação Internacional de Doenças, declarando que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão”. A nova classificação entrou em vigor entre os países-membro das Nações Unidas em 1993. Com isso, marcou-se o fim de um ciclo de 2000 anos em que a cultura judaico-cristã encarou a homossexualidade, primeiro como pecado, depois como crime e, por último, como doença. A Comemoração foi antecipada porque no Dia 16 Maio Membros das ONGs locais estarão embarcando para o Distrito Federal onde participam da 2ª Marcha LGBT à Brasília. Milhares de cidadãos Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Simpatizantes e Aliados, de todos os estados brasileiros, vão tomar o Congresso Nacional no Dia 18 de Maio para exigir seus direitos. A Marcha, organizada pelo 2º ano , pretende ser um marco para o Movimento LGBT Nacional e visa sensibilizar os Políticos e Autoridades para a nossa causa.